segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

5º Festa Fantasia em Porangatu

No dia 18 de dezembro aconteceu mais uma edição da festa fantasia, que foi realizada no tatersal do sindicato rural de Porangatu.
A festa contou com um publico grande. A animação ficou por conta de artistas locais mais Djs. O publicou abusou da criatividade e se esbanjou em suas lindas fantasias.
Confira fotos do evento:




sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Encerramento das Oficinas do Ponto de Cultura Trem de Doido

Aconteceu no dia 24 de novembro de 2010, no Centro Cultural de Porangatu o encerramento do 1º ano das oficinas multiplicadas pelo Ponto de Cultura, com a Performance "Ponto de Cinestesia" idealizada pelo Prof. Renato Izidio e a Presidente Célia Ferro, onde mostrou a comunidade porangatuense o excelente trabalho desenvolvido com mais 60 crianças deste municipio, as oficinas são voltadas ao fortalecimento e conhecimento das Artes Cênicas e cumpre com o seu proposito de desmistificar as artes e fazer de Porangatu um referencial na aréa teatral. O eventou contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Cícera Inácio uma das grandes parceiras do Ponto de Cultura, contou também com o patrocinio e apoio do MINC da Cultura, Agepel e das Empresas locais, Expand Informática, Wembley Park, Radio Nova Era FM.








terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Milhares de espectadores prestigiaram o TeNpo em Porangatu

Com a apresentação da peça De Malas Prontas, da Cia. Pé de Vento, de Santa Catarina e do infantil A Dama e o Vagabundo, do grupo AM Produções Artísticas, terminou ontem a nona edição da Mostra Nacional de Teatro de Porangatu – TeNpo. A produção da mostra calcula entre 8 e 10 mil o número de espectadores que assistiram aos três espetáculos nacionais e as 10 produções de grupos de Goiânia e Porangatu, selecionados por uma curadoria formada por Valbene Bezerra (jornalista), Almir Amorim (diretor de teatro, professor e dramaturgo) e Fernanda Fernandes (atriz, produtora cultura e representante da Feteg).

Cerca de 100 pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram das oficinas de Aperfeiçoamento Técnico Teatral, ministrada pela atriz Marília Ribeiro, Arte Educação entre Nós, com o ator e diretor Cristiano Mullins, Cena e Dramaturgia: Corpo Mito da Terra e Memória, com a atriz e dramaturga colombiana Emilce González Ruiz, Manipulação de Malabares e Iniciação em Equilíbrio no Processo de Montagem, com a Trupe Trip Trape e Técnicas de Trapézio e Solo, com o ator Marcelo Marques.

Um dos pontos altos do evento, promovido pela Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico e Prefeitura de Porangatu, com o apoio cultural do Instituto Casa Brasil de Cultura e DETRAN Goiás, foi a realização do Seminário do Teatro Goiano, que discutiu o tema Interiorização e Políticas Públicas na Cultura. Organizado pelo grupo Trem de Doido, de Porangatu, com o apoio da Federação de Teatro de Goiás. O encontro contou com a presença da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Annunziata Spenzieri, o presidente da Feteg, Danilo Alencar, o diretor Marcos Lotufo e representantes da cultura porangutuense.

Oficinas

No encerramento das cinco oficinas, que este ano contou com a participação de pessoas da própria cidade, a coordenadora Tetê Caetano afirmou que os cursos alcançaram resultados surpreendentes, pois permitiu a prática conjunta do aprendizado. No último dia, todos os oficineiros reuniram em uma grande celebração todos os participantes dentro e fora do Centro Cultural de Porangatu.. “Nosso objetivo não é a plateia. É o resultado do aprendizado. Aqui estamos expondo a prática numa grande pedagogia de inclusão, onde todos podem mostrar o que aprenderam”, explicou a coordenadora, ressaltando a importância de dar oportunidade aos professores de arte de Goiânia. “Temos ótimos professores de artes cênicas. Estas oficinas em Porangatu é a prova disso”, destacou.

Espetáculos

Alguns trabalhos mereceram atenção especial da plateia porangatuense, como a beleza plástica do espetáculo Nada, Nenhum e Ninguém, do Coletivo Trupe Arlequin de Circo e Teatro e Grupo Experimental Cena Aberta, da Paraíba, que abriu o festival no dia 30 de novembro, Amor I Love You, do Grupo Zabriskie, muito divertido, interativo e com uma temática envolvente. Makunaíma na Terra de Pindorama, do Grupo Que Roda, que levou centenas de pessoas à rua, acompanhando de perto o desenrolar da trama de Mário de Andrade, adaptada pelo catarinense André Carreira. A montagem, que estreou em Goiânia em setembro, foi alvo de debate e acalorada discussão pela ousadia de sua proposta.

O texto recheado de romantismo do Circo dos Amores Impossíveis, da trupe Clube da Folia, chamou a atenção do público pela história bem elaborada por Itamar Pires Ribeiro e Débora di Sá. O desempenho dos atores, especialmente da cantora, acrobata e atriz Débora di Sá encantou a plateia, admirada com o clima circense do Teatrão, espaço especialmente construído para o evento às margens da Lagoa Grande.

O ator João Bosco mostrou em Porangatu o monólogo Olho, baseado na obra de Edgar Allan Poe, com muita competência. Cenário, figurino e a iluminação deslumbrante dão o clima noir da encenação, que fica completa com a interpretação do ator, muito bem dirigida por Ivan Lima.

Lendas Indígenas e Afrobrasileiras, de Vagner Rosafa e André Campelo, arrebatou a plateia ao resgatar, por meio da música, do folclore e do audiovisual, que ilustra cada história, um pouco da rica mitologia dos povos indígenas e africanos, dois grupos formadores do povo brasileiro. Há tempos amargando decepções, o grupo Trem de Doido, de Porangatu, surpreendeu o público com sua Árvore de Mamulengos, sob a direção de Altair de Souza. Desde fevereiro, o jovem diretor da Cia. Sala 3, de Goiânia, realiza um trabalho com o grupo. Entre cansativas idas e vindas, ele conseguiu arrancar do grupo um bom desempenho no palco. Cenário, figurino, iluminação e toda a produção em si revelam o cuidado do diretor em fazer um trabalho de qualidade. Exceto pelos desempenhos de alguns atores, o resultado foi muito satisfatório.

Os espetáculos De Malas Prontas, da Cia Pé de Vento, e A Dama e o Vagabundo, da AM Produções Artísticas, encerraram mais uma edição do TeNpo, considerado o maior evento de artes cênicas da Região Norte do Estado.

Valbene Bezerra - assessoria de imprensa da Agepel

Espetáculo da abertura





Circulando pelo País com o patrocínio do Projeto Myriam Muniz de Circulação 2010, da Funarte, o Coletivo Trupe Arlequin de Circo e Teatro e Geca – Grupo Experimental Cena Aberta abriu a programação cênica do 9º TeNpo com o espetáculo Nada, Nenhum e Ninguém. Adaptação de diversos textos, entre eles A Vida é Sonho, do espanhol Calderón de La Barca, feita por Marcos Pinto, responsável também pela direção, a peça levanta questões como a fome, a miséria, a morte, a luta de todos os dias em busca da sobrevivência, as frustrações, medos e sonhos. Os quatro bufões tentam de todas as formas encenar seu espetáculo, mas quase aparece surge um imprevisto para atrapalhar.

A montagem, que passou por diversas cidades antes de chegar em Porangatu, chama a atenção pelo figurino inspirado na cultura popular e na commédia dell´arte por Maurício Germano. Composto de painéis recobertos de bonecos de panos, o cenário remete à platéia que acompanha a luta dos bufões para encenar o espetáculo mambembe.

9º Tenpo debaixo de chuva

Começa mais uma edição do TenPO-Mostra Nacional de Teatro de Porangatu


Nem a chuva que caiu forte no início da noite atrapalhou a abertura da Mostra Nacional de Teatro de Porangatu – 9º TeNpo, na terça-feira (30), no Centro Cultural de Porangatu. Artistas, autoridades e convidados lotaram o espaço para a solenidade que contou com a presença da diretora de Ação Cultural da Agência Goiana de Cultura (Agepel), Tânia Bastos, representando a presidenta Linda Monteiro e o governador Alcides Rodrigues.

A novidade da edição 2010 é a ampliação da programação, que ganhou mais uma semana de oficinas e espetáculos em Goiânia. De 24 a 28 de novembro, cinco oficinas foram ministradas no Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia. Em Porangatu, serão outros cinco cursos, conduzidos por atores e diretores como Marília Ribeiro, Cristiano Mullins, Marcelo Marques, Emilce Gonzáles (Colômbia), Vytor Rios, Jhony Robson e Suedimar Nascimento. Antes de inaugurar o programa do 9º TeNpo, ontem à noite, o Coletivo Trupe Arlequin de Circo e Teatro e Geca – Grupo Experimental Cena Aberta, da Paraíba, fez duas sessões do espetáculo Nada, Nenhum e Ninguém, em Goiânia.

No seu pronunciamento, a diretora de Ação Cultural da Agepel, Tânia Bastos, agradeceu ao prefeito José Osvaldo da Silva o empenho para a realização da mostra de artes cênicas, considerada a maior da Região Norte de Goiás. “Os frutos desta mostra ao longo de suas nove edições são visíveis e palpáveis, a começar pela própria cidade de Porangatu, com os professores e artistas repassando conhecimentos à comunidade e assim promovendo o enriquecimento cultural de um povo tradicionalmente amante das artes cênicas”, salientou.

Outro ponto de destaque do discurso da diretora da Agepel, foi a realização, pela primeira vez, do 1º Seminário de Interiorização e Políticas Públicas na Cultura, iniciativa do Grupo Trem de Doido, de Porangatu, previsto para sábado, das 14 às 18 horas, no Centro Cultural. Trata-se, segundo ela, de um importante passo na discussão de temas voltados para os interesses culturais e coletivos da região.
Fonte: Agepel.

domingo, 14 de novembro de 2010

Ponto de Cinestesia -Não Percam!

"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."

George Bernard Shaw

Secretaria de Assistência Social e Ponto de Cultura Trem de Doido Convida você para prestigiar o espetáculo, "PONTO DE CINESTESIA",e encerramento de todas as oficinas dos PETIS.

Acontece dia 24/11 ás 19:00 no Centro Cultural.

Entrada Franca.

Participe!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Agepel seleciona espetáculos para Mostra de Teatro Nacional de Porangatu

A Agência Goiana de Cultura (Agepel) estará recebendo inscrições de 3 a 19 de novembro, para seleção de espetáculos teatrais para participação na 9ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu - TeNpo. A Mostra será realizada no período de 30 de novembro a 5 de dezembro, na cidade de Porangatu.

Podem se inscrever espetáculos regionais de artistas consagrados pela crítica especializada e/ou opinião pública. Serão selecionados espetáculos infantis e cênicos para apresentação no Teatrão, além de espetáculos adultos a serem apresentados no Teatro do Centro Cultural de Porangatu.

Estão aptos a participar grupos artísticos do Estado de Goiás, de caráter profissional ou amador, com espetáculos já apresentados ou com estreia prevista para o período da Mostra e que não tenha sido apresentado no ano de 2009 (8º TeNpo).

Com o objetivo de estabelecer relação de intercâmbio de Goiás com o Estado do Tocantins e o Distrito Federal, a Agepel abre uma vaga para possível seleção de um espetáculo adulto e/ou infantil, e/ou uma performance, para participação na Mostra de Teatro.

Também será reservada uma vaga para possível seleção entre grupos artísticos da cidade de Porangatu, para apresentação de um espetáculo adulto e/ou infantil.

Os interessados podem encaminhar material à Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), na Gerência de Difusão Artística – Rua 82, nº 400 – 1º andar, Ala Oeste, Setor Sul – Goiânia – GO.

Seleção dos espetáculos
Os espetáculos serão selecionados por uma comissão composta por três membros da curadoria geral da 9ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu. O resultado será divulgado no dia 22 de novembro, a partir das 14 horas, por meio da imprensa local e no site da Agepel (www.agepel.go.gov.br). Após a divulgação do resultado cada grupo selecionado terá o prazo de um dia para confirmar sua participação e apresentar a documentação para contratação.

As apresentações dos espetáculos serão realizadas em espaços convencionais como Teatrão e Teatro do Centro Cultural de Porangatu, como também em lugares alternativos como praças, feiras, pátios de escolas, ônibus e outros.

As datas e locais dos espetáculos serão definidos após a seleção dos grupos pela curadoria, sendo que os referidos grupos deverão estar com agenda livre no período de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2010.

A Agepel e a Prefeitura de Porangatu fornecerão alimentação e hospedagem aos grupos selecionados, sempre com um dia de antecedência à apresentação, com permanência até às 12 horas do dia seguinte à esta mesma apresentação. Ficará por conta dos grupos selecionados toda e qualquer despesa relativa a transporte (grupo ou cenário) e gastos de qualquer consumo no hotel.

A documentação necessária para o cadastramento, bem como informações sobre as apresentações e outros aspectos poderão ser conferidos no edital disponível para download no final desta página.
Outras informações pelos telefones: (62) 3201-5110 / 3201-5111
Serviço:
Inscrições: Para a 9ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu - TeNpo
Período: De 3 a 19 de novembro de 2010
Local: Agência Goiana de Cultura (Agepel) - Departamento de Difusão Artística da Agepel (Palácio Pedro Ludovico Teixeira – Rua 82, nº 400, 1º andar – Ala Oeste – Setor Sul)
Horário: Das 8 às 12 e das 14 às 18 horas
Data do evento: De 30 de novembro a 5 de dezembro de 2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Começa hoje mais um "Goiânia Em Cena"

Começa hoje mais uma edição do, 9º Festival Internacional de Artes Cênicas do estado de Goiás.
Entre os dias 16 e 26 de outubro Goiânia será tomada pela arte. Em cada canto, nas ruas, praças, teatros, o público poderá ter contato com as diferentes formas das artes cênicas, abrindo ainda mais seu campo de possibilidades.
Veja a progamação:
16 [sábado]
10h30 - Parque Vaca BravaDegustação de Histórias – Cia.com.2 de Teatro (GO)
17h - Parque FlamboyantÉ só quere fazê – Trupe Trip Trapo e Cia (GO)
17 [domingo]
19h – Centro Cultural Martim Cererê – Teatro YguáBalanço – GTI - Grupo de Teatro Independente (GO)
21h - Teatro Madre Esperança Garrido Bê-a-bá Brasil: Memória, sonho e Fantasia - Grupo Officcina Multimédia (MG)
18 [segunda]
16h – Sesc Cidadania Degustação de Histórias – Cia.com.2 de Teatro (GO)
21h - Teatro Goiânia Ouro La Noche Canta sus Canciones - Daniel Veronese (Argentina)
19 [terça]
19h - Teatro da EMAC – UFGLendas Indígenas e Afro-Brasileiras para canto e piano - Duo – André Campelo e Vagner Rosafa (GO)
21h - Teatro Goiânia OuroLa Noche Canta sus Canciones - Daniel Veronese (Argentina)
20 [quarta]
17h – Centro de Eventos da UFG É só quere fazê – Trupe Trip Trapo e Cia (GO)
19h - Teatro Goiânia Ouro Bola de Berlim - Grupo de Teatro Bastet (GO)
21h - Teatro Escola Basileu FrançaA quem possa interessar - BTCA – Balé Teatro Castro Alves (BA)
21 [quinta]
18h – Parque Vaca Brava1POR1PRAUM - BTCA – Balé Teatro Castro Alves (BA)
21h – Centro Cultural Martim Cererê – Teatro PyguáO Circo dos Amores Impossíveis - Clube da Folia (GO)
22 [sexta]
19h - Zabriskie TeatroAmor, I Love you – Grupo Zabriskie (GO)
21h - Teatro Goiânia OuroViaje - Oscar Zimmermann (Chile)
23 [sábado]
19h - Teatro Goiânia OuroO Sapato de Meu Tio – Cia do Meu tio (BA)
21h - Teatro PUC-GOMercadorias e Futuro – José Paes de Lira (PE)
24 [domingo]
17h - Parque Vaca BravaMala sem Calça, palhaço sem alça – Companhia do Meu Tio (BA)
18h - Parque FlamboyantO Negrinho do Pastoreio – Oigalê Cooperativa da Artistas Teatrais (RS)
21h - Teatro da PUCAutêntico - Estudos sobre a autenticidade – Contato Grupo de Dança (GO)
25 [segunda]
21h - Teatro Madre Esperança GarridoMomento LíricoOrquestra e Coro Sinfônicos de GoiâniaSolistas: Elayne Casehr, soprano, Miguel Geraldi , tenor e Daniele Nastri, sopranoRegente: Norton Morozowicz
26 [terça]
21h – Teatro Madre Esperança GarridoSimplesmente eu, Clarice Lispector - Beth Goulart (RJ)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Grupo Teatral Kuase Normais se apresenta em Palmas-to.

Semana das crianças(6 a 8 de6 de outubro de 2010 é no Dom Alano) Participe!

Comemorando a Semana das Crianças, os artistas Renato Izídio e Ronnys Coleho de Porangatu(Goiás), do grupo de teatro "Kuase Normais" farão apresentações em todas as turmas para alunos e professores do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, Palmas -TO.

TV Serra Azul Lança “Carinhas na TV”

Semana da criança tem programação especial na TV Serra Azul Carinhas e caretinhas vão invadir a tela da TV na semana da criança. É mais nova produção da TV Serra Azul, “Carinhas na TV”, um programa com cinco episódios que vai mostrar reportagens com temas variados, desenhos em animação, entrevistas e muito mais. E a novidade é que os programas serão apresentados pelos baixinhos. Para a seleção das crianças que apresentarão o programa e farão reportagens foi realizado um concurso de redação. A TV recebeu mais de 90 redações, de onde foram escolhidas as 12 melhores, com o apoio e parceria dos estagiários do curso de Letras da UEG, que fizeram a correção. De várias escolas da rede estadual, municipal e particular de Porangatu, as crianças selecionadas visitaram a TV Serra Azul nesta última segunda-feira, 27, onde participaram de um workshop sobre produção, apresentação e reportagem. O Workshop ministrado pela produção da TV Serra Azul teve como objetivo escolher, entre as doze crianças selecionadas na primeira fase, sete carinhas com perfis de apresentadores e repórteres para participar do Programa. São elas: Ana Letícia do Instituto Presbiteriano de ensinoBruna Elias da escola Municipal Luis Alves PereiraÉderson Costa da Escola Estadual Pedro IIEdilson Pereira do Instituto Presbiteriano de Ensino Emiley Cristine da Escola Municipal Professora Maria José GonçalvesIzabela Lima da Escola AdventistaNathalia cristina da Escola Municipal Luis Alves Pereira Parabéns pelas crianças que participaram do concurso e do Workshop!

http://www.youtube.com/watch?v=MKtkH0ju_6I&feature=player_embedded

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Grupo Teatral Kuase Normais- Novo elenco

Foi realizado no ultimo dia 08 de setembro de 2010, teste para a seleçao de novos atores, que farão do Grupo Teatral Kuase Normais. Foram recebidas mais de 30 incrições, que durante a seleção foram escolhidos 8 integrantes. Parabens ao grupo e sucesso ao novo grupo.
Novo Elenco:

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Abertas inscrições para Conferência de Teatro

Estão abertas as inscrições para a Conferência Internacional de Teatro Pós-Dramático da Universidade Federal de Goiás. O evento que acontece entre 31 de agosto e primeiro de setembro contará com a presença de Hans-Thies Lehmann, um dos mais importantes teóricos e críticos teatrais da atualidade, e Eleni Varopoulou, especialista em teatro grego antigo e contemporâneo.A inscrição é feita pelo site www.teatro.ufg.br/universidadeemcena. Estudantes pagam R$ 20,00 e da comunidade em geral é cobrada uma taxa de R$ 40,00.

Programação:30.08.2010

* 17h00 – Performances e Intervenções Cênicas
* 18h00 – Cerimônia de Abertura
* 19h00 – Palestra: “Teatro Além do Drama: Entre o Pós e o Pré-Dramático”,
* com Hans-Thies Lehmann.
* 20h00 – Debate / Mediadores: Valéria Braga e Alexandre Nunes

31.08.2010

* 19h00 – Palestra: “Teatro Grego: do Antigo ao Contemporâneo”,
* com Eleni Varopoulou.
* 20h00 – Debate / Mediadores: Wolfgang Pannek e Urânia Maia

01.09.2010
* 19h00 – Palestra: “O Lugar da Política no Teatro Pós-Dramático”,
* com Hans-Thies Lehmann.
* 20h00 – Debate / Mediadores: Sandro di Lima e Newton de Souza

Parabéns Porangatu

Neste dia 25 de agosto de 2010 o município de Porangatu chega a uma idade especial de vida: completa 62 anos de criação e emancipação política.
Parabéns Porangatu pelos seus 62 anos de vida. Parabéns a todos os Porangatuenses, que morando aqui ou não, trazem dentro de si a semente de construir uma sociedade mais justa e humana. E que todos, mais cedo ou mais tarde, possamos estar embebidos das águas do Descoberto, para que nunca possamos ir embora e que estejamos sempre voltando para a senhora que tanto amamos.






domingo, 22 de agosto de 2010

Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos

Entre os dias 19,20,21/08 foi realizada através do Ponto de Cultura, patrocinio do Ministério de Cultura e Governo do Estado de Goiás/ Agepel, mais uma oficina de confecção e manipulação de bonecos, ministrada pela atriz e bonequeira Isabela Nascente da Cia Nu Escuro(Goiânia).
Sucesso total.
Vejam:











Oficina de Artes Circenses

Grupo Teatral Trem de Doido, através do Ponto de Cultura, patrocinado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de Goiás/ Agepel, pelo projeto Cultura Viva, trouxe mais uma oficina, que ensinou aos alunos multiplicadores tecnicas aérias, como o Tecido Acrobático e o Trapézio (trapézio é um aparelho de ginástica usado para acrobacias aéreas).
Oficina de circo, ministrada pelo professor Marcelo Di Castro, da Escola de circo de Goiânia.





terça-feira, 6 de julho de 2010

Agepel lança projeto para capacitação de técnicos em artes cênicas

Em parceria com a Funarte/Ministério da Cultura, a Agência Goiana de Cultura lança o projeto Bastidores, que consiste em oito cursos gratuitos de formação para pessoas interessadas em trabalhar na estrutura técnica de espetáculos de artes cênicas. As inscrições estarão abertas de 5 a 23 de julho, para os cursos de Capatazia Circense, Cenografia, Coreografia, Figurino, Gestão Cultural, Iluminação, Sonaplastia e Visagismo.

Os interessados poderão preencher a ficha de inscrição até o dia 23 de julho no Centro Cultural Martim Cererê, das 8 às 18 horas, onde as aulas serão ministradas a partir de 2 de agosto. Cada pessoa poderá participar apenas um dos cursos, que oferece 30 vagas cada. Coreógrafo premiado e diretor da Quasar Cia. de Dança, Henrique Rodovalho vai ministrar o curso de Coreografia, a arte de composição estética dos movimentos corporais. Ex-bailarina e diretora da Quasar, Vera Bicalho será a responsável pelas aulas de Gestão Cultural, específico para pessoas interessadas em trabalhar com a captação de recursos, economia e administração cultural.

Carlos Adrian Pagliano será o responsável pelo curso de Técnico em Arte Circense (Capatazia) e José de Oliveira Júnior, de Iluminação/Técnico de Luz. O professor Adriano Augusto vai ensinar Cenografia/Cenotécnica e Ana Maria Alves Mendonça, a elaboração e confecção de Figurino. Ator e professor de teatro, Franco Pimentel ficará encarregado do curso de Visagismo, conceito de linguagem visual, que trabalha a imagem pessoal de forma personalizada. O curso de Sonoplastia/Operador de Áudio será ministrado pelo conceituado professor Marcelo Hanna.

Inscrições
No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar cópias do documento de identidade (acima de 18 anos), do CPF e do comprovante de conclusão do ensino fundamental. Cada curso terá quatro meses de duração (200 hora/aula). A frequência exigida é de 90% . Além do conteúdo específico, haverá aulas de Segurança do Trabalho, Ética Profissional e Legislação Específica na grade curricular de cada curso.

A presidenta da Agepel, Linda Monteiro, explica que o projeto Bastidores abre oportunidade para a profissionalização dos trabalhadores das artes cênicas e visuais. Para ela, o acesso à informação e à tecnologia tornou-se essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade moderna. “Nos bastidores estão concentrados atos de engenhosidade e força humana a serviço do espetáculo. São dois mundos: o da preparação e o da encenação, produção e realização, realidade e ficção”, afirma a presidenta da Agepel, para quem os bastidores de um espetáculo são um trabalho de equipe. “Equipe vestida de negro, numa gritaria silenciosa”, observa.

A assessora da presidência da Agepel e coordenadora do projeto, Inah Rolim, acredita que o projeto Bastidores será um divisor de águas culturais, e o mercado de trabalho que é escasso ou quase nulo se abrirá para novas oportunidades e novos profissionais.

Cursos
Técnico em Arte Circense (Capatazia)
Este curso será ministrado pelo professor Carlos Adrian Pagliano. O especialista nessa área atua como artista ou responsável pela estrutura e funcionamento do circo, supervisionando a montagem e os equipamentos em circos, picadeiros, espaços alternativos de interação social, lazer e cultura, casas de espetáculos e outros. É de sua responsabilidade o desenvolvimento e o apoio às atividades relacionadas à criação de números e espetáculos.

Cenografia
O professor Adriano Augusto será o encarregado das aulas de Cenografia/Cenotecnia. O técnico em cenografia constrói cenários, adereços e mobiliários cênicos, a partir da análise cenográfica e da pesquisa de objetos e materiais. Entre suas atribuições estão a criação de elementos próprios da arquitetura e da decoração cênicas, essenciais à caracterização da peça.

Coreografia
Diversas vezes premiado, Henrique Rodovalho, da Quasar Cia. de Dança, será o responsável pelo curso de Coreografia. Destinado a professores, bailarinos e pessoas interessadas em entender as dinâmicas de criação de um espetáculo de dança, as aulas de coreografia vão incluir noções e história da dança, estilos de movimentos, recursos multimídia, contemporaneidade, espaços cênicos e outros assuntos de interesse dos alunos.

Iluminação/Técnico de Luz
O curso será ministrado pelo professor e iluminador José de Oliveira Júnior. Profissional eletricista de iluminação ou eletricista cênico, o iluminador opera os controles de luz em unidades fixas ou móveis. É o iluminador quem idealiza e elabora o projeto de luz de um espetáculo teatral e de dança, show musical e eventos.

Figurino
Figurinista experiente, Ana Maria Alves Mendonça vai ministrar o curso de Figurino do projeto Bastidores. O curso teórico e prático oferece um panorama geral de figurino para teatro, cinema e TV e sua relação com o contexto histórico. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de analisar figurinos e por em prática a sua criatividade.

Gestão Cultural
O curso, sob a responsabilidade da ex-bailarina e diretora da Quasar Cia. de Dança, Vera Bicalho, vai capacitar e qualificar agentes culturais nas áreas de administração de instituições e de projetos culturais para os setores públicos e privados.

Sonoplastia/Operador de Áudio
O curso ficará por conta do professor Marcelo Hanna. Profissional que opera a mesa de áudio durante as gravações e transmissões, o sonoplasta é indispensável em qualquer tipo de espetáculo ou evento. No curso, o interessado vai aprender como operar a mesa estabelecendo a sonora por meio de signos e significados.

Visagismo
O termo Visagismo origina-se do francês visage, que significa rosto. Trata-se de um conceito de linguagem visual que trabalha a imagem pessoal de forma personalizada. O professor e ator Franco Pimentel vai ministrar o curso de Visagismo, no qual o aluno vai aprender a valorizar as características de cada pessoa no momento de criar a maquiagem adequada a cada personagem.

Ficha técnica
Projeto Bastidores
Inscrições: 5 a 23 de julho
Local: Centro Cultural Martim Cererê
(Rua 94-A, Setor Sul. Telefones: 3201-4688/4691)
Vagas disponíveis para os cursos de Técnico em Arte Circense, Cenografia,
Coreografia, Iluminação/Técnico de Luz, Figurino, Gestão Cultural,
Sonoplastia/Operador de Áudio e Visagismo

Fonte: Agepel.

sábado, 3 de julho de 2010

Quem rir por ultimo ........ Argentina fora da copa

Argentinos voltam para casa mais cedo.






1, 2, 3, 4...

Alemanha goleia Argentina por 4x0 e manda Maradona pra casa mais cedo.

Podemos dizer: GRAÇAS A DEUS!

Brasil fora da copa




Mesmo o Brasil dominando o jogo no primeiro tempo e com várias chances de gol a seleção foi eliminada nas quartas de final. A Holanda conseguiu virar o jogo tirando o sonho do hexa. Uma pena!
O Brasil falhou defensivamente como pouquíssimas vezes havia falhado na era Dunga. O trio de frente não conseguiu aproveitar as chances que teve. E o árbitro nunca conseguiu tomar conta da partida. O cenário foi suficiente para que a Holanda ganhasse por 2 a 1, de virada, em Porto Elizabeth. E a seleção cai nas quartas de final da Copa do Mundo pela segunda vez seguida.


O sonho do Hexa agora, só em 2014

Anglo American promove ações na semana do Meio Ambiente

A Anglo American tem o desenvolvimento sustentável como um de seus pilares. Por isso, a empresa, em parceria com a Prefeitura de Niquelândia, promoverá no município a 1ª Semana de Desenvolvimento Sustentável, de 7 a 11 de junho. Já em Barro Alto, em parceria com Escola da Natureza, ONG CARE e Prefeitura Municipal, a Anglo American realizará, no dia 26 de junho,
um fórum consultivo com professores e comunidade com objetivo de avaliar as necessidades do município em relação às questões socioambientais. Os tópicos abordados serão trabalhados nas escolas por meio de educação ambiental. Todas as ações foram planejadas em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho).
A 1ª Semana de Desenvolvimento Sustentável tem o propósito de sensibilizar a comunidade quanto às questões ambientais por meio de atividades educativas e culturais. Serão ministrados cursos de aproveitamento de alimentos, culinária baseada no extrativismo do Cerrado e reaproveitamento de embalagens. Estes cursos são destinados aos artesãos, merendeiras e donas de casa. Para os jovens, a programação inclui visitas ao aterro sanitário municipal, entre outras atividades realizadas em vários pontos da cidade.
Na abertura do evento, no dia 7 de junho no Cine Teatro, haverá uma apresentação a laser com o tema “Meio Ambiente” e a encenação de uma peça teatral com o grupo de teatro “Kuase Normais”, de Porangatu-GO. Além disso, a Anglo American lançará o programa “Biodiversidade Vai à Escola”, iniciativa inédita que prevê a distribuição gratuita de material didático para alunos das escolas da região de Niquelândia e Barro Alto e também a capacitação de professores sobre a biodiversidade do cerrado.

Ponto de Cultura Trem de Doido



De 26 a 28 de maio, aconteceu no Centro Cultural de Porangatu, o Lançamento do Primeiro Ponto de Cultura do Grupo Teatral Trem de Doido. Na abertura parte da história do Grupo que dá nome ao ponto de cultura e que comemora 10 anos de existência em 2010, foi apresentado. O ministério da Cultura, através da Agepel pelo projeto Cultura Viva disponibilizará R$ 180 mil, até 2012, para o grupo desenvolver o projeto selecionado. Os ganhadores de melhor espetáculo receberam um computador para sua escola. Além de apresentações de teatro também foram desenvolvidas oficinas de Interpretação e Corpo, Trilha Sonora e palestras sobre Arte e Educação e A arte do corpo no corpo do ator. O II Festival Estudantil Claúdia Maria, promovido pelo Grupo Teatral Trem de Doido contou com a participação de toda a rede escolar que acreditou no projeto, permitindo o crescimento e disseminação do Teatro nas escolas e na sociedade, conforme explicou Célia Ferro, diretora do grupo. A homenagem à porangatuense Claúdia Maria, musicista, atriz, cantora, professora e uma das fundadoras do grupo teatral Trem de Doido se deve ao seu trabalho “que muito contribuiu para a elevação da cultura do município”. Quem foi a abertura assistiu a comedia Ceição e Quitéria, interpretada por Marcelo Pedro e Marcelo de castro, inspirada um programa de TV voltada para a culinária. O Grupo Teatral Kuase Normais apresentou o espetáculo “Trabalhe mais e fale menos”. Na primeira categoria os vencedores foram: Melhor Figurino - Quem quer casar com o rato – espetáculo dirigido por Paulino Alves. Melhor cenário – Presente de Deus, dirigido por Januária Dias. Melhor ator – Vitor Gabriel do espetáculo Sítio do Pica Pau Amarelo. Melhor atriz – Lavínia Dornelas do espetáculo Quem quer casar com o rato que também foi escolhido como melhor espetáculo apresentado. Na segunda categoria os classificados foram: Melhor Figurino: Angatu no Paraíso dirigido por Junia Maria. Melhor cenário – O menino maluquinho no pic nic da fartura, que também venceu como melhor espetáculo, dirigido por Ismael Alves. Melhor ator – Wonerlon José da Silva, do espetáculo Na casa do Zé. Melhor atriz – Bruna Alves Aguiar, do espetáculo A namorada vaidosa.

sábado, 22 de maio de 2010

Grupo Teatral Kuase Normais- Duas Coisas Podem Acontecer.






















O Grupo Teatral Kuase Normais estreiou nesse sábado dia 15/05/10, no centro cultural de Porangatu o espetáculo,"Duas Coisas Podem Acontecer", uma comédia baseada no cotidiano de uma sociedade cheia de contradições em que apontam de maneira bem-humorada, as diferenças de cada personagem. Muitas pessoas prestigiaram a estreia do mais novo espetaculo, que alem de sair contagiados pelo riso, parabenizaram todos os atores pelo brilhante trabalho.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Últimas notícias-Goiânia recebe a II Conferência de Economia Solidária de 29 á 30 de abril

II Conferência de Economia Solidária
Goiás se organiza para discutir ações, estabelecer prioridades e propor estratégias na Conferência Estadual de Economia Solidária. O evento acontece nos próximos dias 29 e 30 de abril, no Centro de Treinamento da Seagro, no Campus II da UFG.
O encontro é preparatório para a II Conferência Nacional de Economia Solidaria, que visa o reconhecimento do direito a formas de organização econômica. A conferência nacional será em Brasília, em junho, com o tema Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável. No total, 44 delegados eleitos na etapa estadual devem representar Goiás na Conferência.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Emoção e tradição durante a Via-sacra em Porangatu

Bastidores
Dayane Cecci
Início do Espetáculo Santa Ceia

Ronnys na produção..
Eu e Mayra
Antes de entrar em cena.














Há 25 anos iniciou, de forma modesta em Porangatu, através do Grupo Teatral Guerreiros da Paz, a encenação da Via-sacra - Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A apresentação, que começou dentro da Igreja Matriz, não demorou muito para ocupar locais como ginásios de esportes, salões paroquiais, as ruas da cidade e também dos municípios da região. Este ano, como de costume, na Sexta Feira Santa (2 de abril), católicos acompanharam a procissão, coordenada pelo Frei William e Padre Manuca, que saiu simultaneamente por volta das 19h, das igrejas Santo Antônio, Santana, São Sebastião e Matriz Velha, encerrando o encontro às margens da Lagoa Grande, em frente ao Centro Cultural, onde já aguardava outro público para assistir o espetáculo realizado a céu aberto. Quem também prestigiou o ato foi o fundador e diretor do Grupo Guerreiro da Paz, Antonio Ferreira dos Santos, o Tonhão.O elenco base do espetáculo sempre foi formado no município, antes pelos atores do grupo de teatro Guerreiros da Paz, e hoje por atores pertencentes aos três grupos de teatro existentes na cidade, Trem de Doido, Kuase Normais e Companhia de Teatro de Porangatu (CTP), além da participação dos alunos da UEG - unidade Porangatu e de iniciantes. Grande parte dos atores e figurantes da cidade é originária dos cursos de artes promovidos pela prefeitura, através da Secretaria do Desporto, Lazer e Cultura que, desde a década de 90, tem realizado a produção comunitária. Aproximadamente 90 atores, entre elenco principal e figurantes, participam da encenação, alguns com certa experiência, outros nem tanto ou nenhuma. A direção, pelo terceiro ano consecutivo, é orientada por Marcelo Pedro que conta com apoio de mais 10 pessoas nas coreografias, figurinos, maquiagens, produção, entre outros.Além das tradicionais passagens da tentação de Jesus, Maria Madalena, deserto, ressurreição de Lázaro, última ceia, e outras; esse ano alguns trechos bíblicos foram adaptados à trama como o perdão, os leprosos, a passagem de Cristo sobre as águas e o lava-pés que foi estendido ao público. Marcelo também abusou de músicas, telão e efeitos especiais, além de um cenário móvel que trouxe agilidade à encenação, que tem duração de uma hora. "Todos os anos, procuro sempre utilizar o mesmo tempo. A forma de fazer com que o público prestigie um evento como esse é trabalhar com textos e passagens diferentes, porém mantendo a narrativa bíblica que é o mais importante", informou Marcelo. Para este ano a organização também providenciou o aumento no número de arquibancadas para oferecer conforto aos espectadores.Pela segunda vez consecutiva, Joel Dias da Silva, o popular Joel Radar, que fez história na cidade como o protagonista da encenação por quase 20 anos, dividiu cena com Márcio Arruda, que há três anos, está à frente do espetáculo. "É gratificante para mim, ainda continuar a fazer parte dessa apresentação, porque tenho muitas saudades de quando começamos, tendo o Tonhão como diretor e uma turma de amigos", recordou Radar. Para Márcio, que há onze anos acompanha a Via-crúcis, se apresentando em vários personagens, a emoção de representar Jesus é única e renovada a cada ano. O fator que o faz sentir essa emoção seriam as novidades introduzidas por Marcelo como as trilhas, a disposição das cenas, os efeitos e até mesmo os novos atores e o público. "Ali, na hora da crucificação, é uma emoção muito grande e a gente chora de verdade. É um papel difícil de fazer e exige muita dedicação do ator. Mas ao mesmo tempo é gratificante. Sem dúvida, participar dessa encenação que é religiosa, tradicional e cultural é muito importante para minha vida pessoal e artística", pontuou Márcio.
Autor: Sheilismar Ribeiro / Diário do Norte